Fórums » Munchkin: Discussão de Regras

Dúvida sobre regras do Munchkin


Tenho algumas dúvidas sobre Munchkin

 

1°- posso usar ítens azuis a qualquer momento?

Por exemplo posso usar uma carinha de Zahor para pegar um anel de desejo na pilha de descarte e usar-lo para me livrar de uma maldição?

2°- maldição abertas em porta na minha cara se difere de maldição lançadas por jogadores em mim em alguma coisa?

3°- ítens que não tenha escrito o valor podem ser carregados? Como a poção de amizade, e no mesmo exemplo este ítem é considerado pequeno? E por assim, se posto na mesa pode ser alvo da habilidade de roubar do ladrão?

4°- quando você joga uma daquelas partidas demoradas a ponto da pilha de compra acabar e você ter de embaralhar a pilha de descarte e você querer pegar alguma coisa que antes estava na pilha com a varinha de Zahor, ou então se você for alvo de uma maldição como mudança de raça, e não ter mais raça no descarte pelo fato de ter sido embaralhado… o que acontece?

5° jogadores em combate podem trocar ítens?

6° jogadores que não estão no combate, mas tem um jogador em um combate, esses jogadores de fora podem trocar ítens?

7° se tiverem dois jogadores no nível 9 e ambos forem elfos e eles se juntarem para matar um monstro, ambos vencem o jogo?

8° a você receber uma maldição, como imposto de renda ou descarte 2 cartas, você pode baixar ítens da mão antes dela se realizar?

1) Você pode usar Itens que estejam escrito que são de "uso único" a qualquer momento, mesmo durante o combate.

A Varinha de Zahori pode ser usada a qualquer momento, mas Munchkin não possui uma mecânica de interrupção. Ou seja, se alguém jogar uma Maldição em você, você precisa resolvê-la por inteiro, você não pode interromper o outro jogador, descartar a Varinha e pegar um Anel do Desejo dos descartes. Agora, se a Maldição for duradoura (tipo a Galinha na Cabeça), você pode cancelar dessa maneira, já que não envolve uma interrupção

2) Normalmente, não. Mas Itens como as Sandálias da Proteção evitam que você receba Maldições que venham do baralho, mas não fazem nada com as lançadas em você por outros jogadores.

3) Todo Item que não está marcado como Grande é pequeno. Para a carta ser considerada um Item ela TEM que possuir um valor (mesmo que seja "Sem Valor"). Todos os Itens pequenos carregados são passíveis de serem roubados por um Ladrão (essa é uma das desvantagem de colocar Itens de Uso Único na mesa, normalmente é vantajoso ficar o máximo possível com eles na mão, mas normalmente é melhor carregá-los do que ter que descartar cartas por causa de Caridade);

4) Se a carta foi reembaralhada na pilha de comprar, ela não está na pilha de descarte, então você trata ela como se estivesse na pilha de compras, oras. Não vejo qual a dúvida aqui.

Mas esse é um dos bons motivos para colocar pelo menos uma expansão: você não vai mais precisar embaralhar tanto as cartas dos descartes de volta durante a partida.

 

5) Não. Isso está no manual, página 4: "Enquanto você estiver em combate, não é permitido vender, roubar, equipar-se, desequipar-se, trocar Itens ou jogar Itens de sua mão (exceto Itens de Uso Único)."

6) Ver resposta acima

7) Sim, o Nível que o Elfo recebe é por matar um monstro, portanto eligível de se ganhar o jogo.

8) Como dito na resposta 1: não existe mecânica de interrupção em Munchkin. Então, não

Obrigado amigo, sanou minhas duvidas